Respect Trial demonstra segurança e eficácia do fechamento do FOP (forame oval patente)

 

              Este mês foram publicados no New England Journal of Medicine os resultados do RESPECT Trial. Este grande estudo demonstrou a segurança e a eficácia do fechamento do forame oval patente por técnica percutânea (cateterismo).

              O estudo demonstrou que no seguimento de longo prazo (13 anos em 5810 pacientes) o fechamento por cateterismo foi mais seguro que apenas a antiagregação plaquetária sendo capaz de reduzir o índice de novo AVC (acidente vascular cerebral) e reduzir a mortalidade.

              O fechamento do forame oval reduziu em 62% a chance de um novo AVC. Também ficou demonstrado 0% de complicações de erosão aórtica, do dispositivo ou trombo. O estudo confirma resultados de estudos menores previamente publicados e é o primeiro a apresentar dados de tão longo prazo.

              Vale ressaltar que a indicação de fechamento do forame oval patente deve ser discutida com seu médico e somente deve ser realizada após avaliação cuidadosa e detalhada.

 

Mais informações sobre a técnica em: http://www.drdiegogaia.com.br/o-que-e-forame-oval-patente

 

Fonte: Saver JL, Carroll JD, Thaler DE, et al. Long-term outcomes of patent foramen ovale closure or medical therapy after stroke. N Engl J Med 2017; 377: 1022-32.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar