TRATAMENTO ENDOVASCULAR DOS ANEURISMAS DA AORTA TORÁCICA E ABDOMINAL

Os aneurismas da aorta são dilatações anormais que surgem da fragilidade da parede do vaso em uma determinada região do tórax ou do abdome. Quando estão localizados no tórax são chamados de aneurismas torácicos e quando estão no abdome são chamados de aneurismas abdominais. Estas dilatações são chamadas de aneurismas quando alcançam 50% ou mais do diâmetro original do vaso acometido.

A aorta está normalmente sob pressão a cada batimento do coração. A cada batimento cardíaco a aorta se expande (dilata) e logo após retorna ao seu tamanho normal. Esta pressão contínua sobre uma parede aórtica doente ou já dilatada continuamente predispõe a aorta a sua rotura súbita ou dissecção (separação entra as camadas da aorta).

Tanto a rotura quanto a dissecção podem causar hemorragia incontrolável que pões em sério risco a vida do indivíduo. Como a dilatação é um grande fator de risco para a rotura, por causar enfraquecimento progressivo da parede da aorta, pode ser necessária intervenção com o objetivo de impedir tal fato.

Os aneurismas podem causar uma grande variedade de sintomas e muitas vezes complicações potencialmente fatais. Devido ao risco que representam à saúde das pessoas, um diagnóstico e tratamento rápidos são críticos.

Aneurisma da Aorta Torácica
Aneurisma da Aorta Abdominal
 

O tratamento convencional envolve a abertura da cavidade torácica e a substituição do segmento doente por uma prótese. Atualmente é possível tratar essas graves doenças de maneira menos invasiva através de um procedimento conhecido por tratamento endovascular.

Qual é causa do aneurisma da aorta ?


Os aneurismas são causados por diversos fatores. A causa exata não é bem estabelecida mas existem diversos fatores risco. A aterosclerose (acúmulo de gordura na parede da aorta) parece ter um papel importante na gênese da doença, assim como:

1. Idade (acima de 60 anos)
2. Sexo masculino
3. História Familiar
4. Fatores genéticos
5. Elevação de colesterol
6. Hipertensão
7. Tabagismo
8. Diabetes


O que é uma prótese endovascular ?

Endovascular significa que a cirurgia é feita por dentro da aorta com a utilização de tubos finos e longos conhecidos por cateteres. Através de pequenas incisões realizadas na virilha, os cateteres são guiados por dentro da aorta com o objetivo de liberar uma prótese capaz de excluir o aneurisma da circulação.

img-stent-toraxico
Prótese Endovascular


Tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal

Tratamento endovascular da dissecção de aorta
 


As próteses são uma combinação de ligas metálicas e um tecido de revestimento. Elas são capazes de selar a região doente tratando assim o paciente.

Quais são os benefícios ?

O tratamento endovascular é geralmente menos doloroso e possui um menor risco de complicações quando comparado à cirurgia convencional. Também é possível um menor tempo de internação no hospital, bem como uma recuperação mais breve.

Quem é candidato ao procedimento ?

A indicação do procedimento depende de diversos fatores relacionados principalmente a anatomia do aneurisma. Somente um médico especialista pode determinar a indicação do procedimento após examinar o paciente e avaliar os seus exames que podem incluir: tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia, ecocardiogramatransesofágico e ultrassom intravascular.

img-stent-toraxico2

O que acontece durante o procedimento ?

O cirurgião realiza pequenas incisões na virilha com o objetivo de expor a artéria femoral (grande vaso que conduz sangue para as pernas). Um cateter guia é então posicionado através da artéria femoral até o aneurisma com auxílio de imagens radiográficas em tempo real. Em seguida a prótese selecionada é posicionada dentro do aneurisma e liberada. Durante a liberação ocorre uma expansão automática da prótese (stent) que fixa-se na parede da aorta e exclui o aneurisma da circulação. Como o passar do tempo existe a tendência de retração e diminuição do aneurisma excluído da circulação.


Tratamento Endovascular do Aneurisma de Aorta Torácico



Quais são os riscos do procedimento ?

Apesar do tratamento endovascular ser um procedimento seguro e bem estabelecido existem riscos potenciais dada a gravidade da doença, entre eles: vazamento de sangue ao redor da prótese (conhecidos como endoleaks), deslocamento da prótese, fratura da prótese, paralisia e ruptura tardia do aneurisma entre outros. Somente um cirurgião habilitado pode discutir com você os riscos e benefícios de cada alternativa de tratamento e orientá-lo da melhor maneira.

Tags- stent torácico, aneurismas da aorta, tratamento minimamente invasivo, tratamento endovascular do aneurisma da aorta, tratamento endovascular do aneurisma abdominal.

Prof. Dr. Diego Gaia

Onde Estamos

Alameda Santos, 122 
Cj 104 - Jardins
São Paulo - SP 
Cep: 01418-000

Agende sua Consulta

(11) 2476-6404

Whatsapp

(11) 9 9991-5200

E-mail

contato@drdiegogaia.com.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
12:00 às 20:00hs

© 2019 | Prof. Dr. Diego Gaia - Cirurgia Cardiovascular - CRM 107683/SP
© 2019 | Prof. Dr. Diego Gaia
Cirurgia Cardiovascular
CRM 107683/SP
A9 MARKETING
A9 MARKETING