Tratamento de insuficiência mitral com MITRACLIP demonstra bons resultados mesmo em pacientes frágeis

Tratamento de insuficiência mitral com MITRACLIP demonstra bons resultados mesmo em pacientes frágeis

Estudo publicado este mês no JACC: Cardiovascular Interventions demonstrou que o tratamento da insuficiência mitral por cateterismo utilizando o dispositivo mitraclip foi seguro e eficaz em pacientes considerados frágeis (alto risco cirúrgico) e semelhente aos resultados obtidos em pacientes de menor risco.

Os achados são muito importantes pois demonstram que a técnica pode ser aplicada nesta população especial de pacientes que até então eram mantidos em tratamento clínico apesar dos resultados pouco animadores. Além de resultados semelhantes a pacientes menos frágeis ficou demosntrado no estudo uma significativa melhora da qualidade de vida e da capacidade de exercer atividades da vida cotidiana.

A insuficiência mitral é uma doença extremamente frequente e quando grave necessita de intervenção cirúrgica por causar vazamento em uma das válvulas do coração e sintomas especialmente de falta de ar.

Mais informações em:

http://www.drdiegogaia.com.br/insuficiencia-mitral

Fonte: 

Metze C, Matzik AS, Scherner M, et al. Impact of frailty on outcomes in patients undergoing percutaneous mitral valve repair. J Am Coll Cardiol Intv. 2017;Epub ahead of print.

Arnold SV. Frail elderly—the ideal patients for MitraClip. J Am Coll Cardiol Intv. 2017;Epub ahead of print.