TRATAMENTO AVANÇADO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A insuficiência cardíaca afeta milhares de pessoas todos os anos. Estima-se que somente nos Estados Unidos quase 700.000 pessoas são diagnosticadas com insuficiência cardíaca todos os anos. Sendo está a principal causa de internação hospitalar em pessoas acima do 65 anos.

O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca não significa que o coração parou de funcionar mas sim que a sua capacidade de bombear sangue encontra-se diminuída, o coração está mais fraco.

Essa condição faz com que o sangue se movimente ao redor do corpo com maior dificuldade e lentidão prejudicando o transporte de oxigênio e nutrientes para as células do corpo. Essa dificuldade faz com que o indivíduo possa apresentar cansaço, falta de ar, fraqueza, diminuição do apetite e inchaço pelo corpo, especialmente nas pernas. Como resultado deste enfraquecimento do coração, o mesmo, pode tornar-se aumentado ou mais enrijecido prejudicando ainda mais o seu funcionamento. Com o passar do tempo os rins respondem conservando/retendo mais líquidos no corpo e todos os órgãos.

A insuficiência cardíaca pode se instalar de modo súbito, como em um infarto agudo do miocárdio ou mais lentamente, eventualmente ao longo de muitos anos.

O que causa a insuficiência cardíaca ?

Diversas condições podem causar a insuficiência cardiac, as principais são:

Como se trata a insuficiência cardíaca ?

Atualmente existem múltiplas opções para o tratamento da insuficiência cardíaca. Todas eles incluem a utilização de diversas combinações de medicamentos, além da modificação do estilo de vida, atividade física e dietas.

Entre os medicamentos mais utilizados podemos citar: Inibidores de conversão da angiotensina, Bloqueadores do receptor de angiotensina 2, beta-bloqueadores, digoxina, diuréticos, vasodilatadores, inibidores da aldosterona, bloqueadores de cálcio.

Infelizmente, muitas vezes, apenas a combinação de remédios, não é mais suficiente para melhoras os sintomas e nestes casos pode ser necessária algum tipo de intervenção cirúrgica/operação.

Quais procedimentos cirúrgicos podem ser utilizados ?

A cirurgia é um recurso indicado tanto para corrigir a causa de base da insuficiência cardíaca como para reverter ou impedir o seu avanço. O tipo adequado de cirurgia depende da causa e das condições clínicas do paciente, mas podem incluir:

dispositivo-substituicao-pulmonar

dispositivo-assistencia-cardiaca-heartmate

dispositivo-heartware-assistencia

Dispositivo de substituição pulmonar em paciente crítico (exemplos de uso são pacientes com infecções pulmonares graves, insuficiência respiratória) Exemplo de dispositivo de assistência cardíaca temporário de implante periférico Exemplo de disposto de assistência cardíaca totalmente implantável